Muito se fala sobre a disposição e design das gôndolas para lojas. Ao passo que não se observam muitos conteúdos de valor que tratam de um assunto tão fundamental: a importância das pontas de gôndolas para mercadinho com o objetivo de aumentar as vendas. 

Pode parecer que não, mas as pontas das gôndolas podem sozinhas aumentar o faturamento de um mercado. Sobretudo, porque são pontos estratégicos, na geografia e arquitetura da loja, que favorecem a visibilidade e acesso do consumidor. 

Aliás, nós da IMPE temos real preocupação com o projeto e a montagem de cada setor da sua loja. Com uma tradição de mais de 20 anos no mercado e elevado padrão de qualidade, sabemos como otimizar o seu espaço para potencializar ao máximo os seus ganhos. 

Neste artigo, vamos aprofundar esse assunto para que você possa tirar o máximo proveito no marketing das pontas das gôndolas para mercadinho.  Acompanhe!

Utilize as pontas das gôndolas para promoções e descontos

Em primeiro lugar, uma característica fundamental das pontas das gôndolas para mercadinho, conforme mencionado acima, é a posição estratégica na curva dos corredores.  Além disso, elas dão uma abrangência muito maior no ângulo de visão do shopper. Ou seja, enquanto as prateleiras fornecem uma visão por apenas um lado no mercadinho, as pontas de gôndolas promovem uma visão de ambos os lados e pela frente. 

Portanto, isso significa dizer que é o ponto ideal para fazer promoções e descontos. Preencha a ponta com produtos da mesma categoria e crie cartazes de oferta e promoção bem-posicionado acima dos produtos. Ainda mais, crie mais de uma promoção em pontas de setores diferentes na loja, pois vai aumentar a circulação generalizada de pessoas. 

Uma dica importante, é preencher pontas com produtos em promoção em áreas de menor circulação e próximo a produtos de baixo giro. Assim, mais clientes vão ser atraídos para aquela determinada área “vazia” da loja. 

Monte estandes de merchandising ou faça “orelhas” ao lado das pontas das gôndolas 

Certamente que a estratégia de cross selling ou cross merchandising não é novidade para ninguém. Aliás, fizemos um artigo só sobre o assunto: Como o cross merchandising pode aumentar as vendas do comércio”. 

Nesse sentido, a nível de mercadinho, você pode colocar produtos combinados que resultem em uma receita específica. Por exemplo, macarrão ao lado de molhos de tomate, azeites, queijo parmesão. Isso induz subliminarmente o cliente a comprar produtos que componham uma macarronada. E, isso vale para centenas ou milhares de combinações possíveis, basta usar da criatividade, inclusive em combinações inusitadas.

Em segundo lugar, a estratégia de criar “orelhas” ao lado das gôndolas serve para complementar a quantidade de produtos da ponta de gôndola. Ou, também, acrescentar as próprias ações de venda de cross merchan

Dê variabilidade às pontas de gôndolas

Tendo em vista ser o ponto de maior visibilidade dentro da loja, o ideal é variar produtos por vez. Deste modo, interessante fazer uma análise periódica – semanal, diária, o que melhor se adapta ao mercadinho – dos artigos que tiveram maior ou menor saída para determinar promoções em cima destes. 

Logicamente, não é recomendada a exposição de produtos de baixo giro constante na loja, mas menor giro. Entenda a diferença: 

  • Produtos de baixo giro são aqueles que reiteradamente não apresentam saída. Isto é, que o público da loja não reage a eles e não se encaixam no contexto de demanda do seu PDV;
  • Em contrapartida, produtos de menor giro são produtos que tem circulação, ou seja, são vendidos e ressoam com o público, mas momentaneamente tiveram uma baixa. 

Portanto, analisando o estoque, fazendo o inventário e usando estratégias adequadas, você pode criar promoções que despertem o interesse no público. Principalmente, utilizando as pontas de gôndolas para mercadinho. 

Não confunda versatilidade com mistura de produtos 

Por mais que o tópico anterior seja importante, mais importante ainda é entendê-lo corretamente. Deste modo, a versatilidade mencionada não pode ser confundida com mistura de categorias e produtos. Porque vai provocar o efeito contrário ao pretendido e ao invés de estimular o contato, você vai provocar confusão no consumidor. 

Então, aloque produtos de uma mesma categoria e marca, por vez. Evite a briga entre marcas porque um cliente confuso é um cliente que deixa a compra de lado. Nesse sentido, “decida” pelo cliente e apresente o produto com os devidos cartazes de promoção e desconto. 

Mantenha os preços bem etiquetados 

Embora as pontas de gôndolas para mercadinho sejam excelentes locais de destaque para cartazes de promoção e descontos, você pode também distribuir produtos que estejam no preço normal. Para isso, é fundamental estar atento tanto à correta etiquetagem quanto à manutenção dos leitores de código de barras, disponíveis para consulta. 

Porque clientes que não encontram preços, também desistem da compra. Raros são os casos em que o cliente fica com o produto para consultar no checkout. Assim, observe como pequenos detalhes podem fazer toda a diferença. 

De montagem de lojas, nós entendemos!

Alguns teóricos consideram as pontas de gôndolas para mercadinho como “pontos extras”, nos estabelecimentos. Isso porque fala-se muito sobre a disposição das gôndolas e da importância da distribuição estratégica de produtos nas prateleiras. Contudo, pouco se aponta para a enorme importância das pontas de gôndolas. 

Por isso que a IMPE busca inovar e trazer conteúdos que vão tirar o seu PDV do caminho tradicional e da mesmice de sempre. Além de, é claro, estar preparada com os equipamentos de melhor custo-benefício do mercado e a tradição de mais de 20 anos em soluções e montagem de lojas e mercadinhos.  

Fale com um dos nossos consultores e tire suas dúvidas! Aguardamos você. 

 

Até a próxima! 😊