Certamente, o porta palete é a representação fiel do atacarejo. Embora tenha chegado ao mercado nacional em 1972, o modelo de atacado de autosserviço – o atacarejo – passou a escalar mesmo há cerca de pouco mais de uma década. Atualmente, muitos supermercados e modelos de negócios estão utilizando o cash and carry (nome em inglês do atacarejo), em razão da ambivalência de soluções. 

Isto significa dizer que o projeto de atacarejo atende tanto ao modelo B2C de negócio, principalmente, pelo barateamento no valor final dos produtos. E, também ao público B2B, pela manutenção do aspecto atacadista, de um formato mais enxuto e objetivo. 

Nesse sentido, os porta paletes atendem a essa ambivalência muito bem: ao mesmo tempo que facilitam a estocagem e simplificam a movimentação das mercadorias empilhadas, também permitem que o consumidor final possa comprar no mesmo ambiente, sem desorganização.  

Quer entender como otimizar o armazenamento dos produtos utilizando o porta palete, no atacarejo? Neste artigo, vamos desvendar o segredo. Acompanhe!

O que é e como funciona o porta palete?

Antes de mais nada, o porta palete foi uma solução encontrada para estocagem de grandes volumes, mas mantendo a mobilidade. De maneira geral, são estruturas bastante grandes, largas, fabricadas em metal, normalmente, com prateleiras embutidas. Isto é, prateleiras que apoiam, mas não se projetam para fora. Ainda mais, contêm grandes pilastras verticalizadas que servem para dar estabilidade e equilíbrio às estruturas. 

A função primordial do porta palete é verticalizar o espaço, suportando um elevado volume de carga. Ao mesmo tempo, pela própria estrutura completamente aberta e muito alta, permite o acesso rápido a todos os elementos e por qualquer ângulo de abordagem, por meio de empilhadeiras. 

Decerto que existem diversos tamanhos de porta palete que atendem diversas necessidades. Mas no que diz respeito ao atacarejo, os modelos tendem a ser massivos. Para isso, podem ser utilizados acessórios que auxiliem no autosserviço, como, por exemplo, check stands, clip strips, que podem separar os produtos para o consumidor final.

Quais são os benefícios promovidos pelo porta palete no atacarejo? 

Com toda certeza, a otimização do volume de cargas e produtos promovida pelo porta palete é inconteste. A partir daí, podemos dividir em tópicos próprios cada um desses benefícios, voltados tanto para o atacado quanto para o varejo. Vamos lá?

  • Organização do espaço 

Com efeito, a premissa do atacarejo é que o estoque fica no mesmo ambiente de compra. De fato, é daí que se origina a definição de autosserviço e o barateamento dos custos neste modelo. 

Então, primeiramente, a verticalização dos porta paletes otimiza muito a logística. Imagine um estoque comum, cheio de caixas imensas, plásticos e embalagens, em gôndolas típicas de supermercado. Seria inviável, não é mesmo? As gôndolas são produzidas para armazenar os produtos, não seus containers. 

Portanto, com toda a certeza, a organização do espaço verticalmente é a primeira vantagem do uso de porta paletes no atacarejo. Entretanto, tem muitas outras. 

  • Maior segurança e agilidade logística

Em seguida, não podemos deixar de mencionar que a estrutura do porta palete é muito segura. O próprio design favorece a segurança, no sentido de que é uma armadura de metal, larga, com prateleiras internas que minimizam as chances de desmoronamentos.

E, caso haja algum tipo de desabamento, o que é muito raro e incomum, a queda fica dentro do próprio móvel. Assim, protege os funcionários e consumidores. 

Ademais, o modelo totalmente aberto permite o acesso das empilhadeiras por qualquer ângulo, o que agiliza a circulação das empilhadeiras, otimiza o espaço, além de prevenir colisões dos veículos.

  • O porta palete facilita a montagem 

Por fim, mais um benefício do porta palete é a versatilidade do mobiliário. Com efeito, é possível montar de vários modos, vários tamanhos, vários materiais, até mesmo, criando diferentes arranjos dentro da loja. Além disso, o porta palete por vir em diferentes tamanhos pode ser utilizado em locais pequenos, médios e em largos salões. Portanto, em suma, o porta palete é:

  •  Uma estrutura simples, de design minimalista, muito objetivo, em termos de funcionalidade; 
  • Rígida, fabricada com materiais muito resistentes, como o aço, por exemplo e,
  • Muito versátil, de diversos tamanhos e formatos. Isto é, perfeito para o modelo de negócios do atacarejo. 

A IMPE

Sem dúvida, a equação do atacarejo tem como elemento central o porta palete. Pensando nisso, a disponibilizamos uma seleção desse tipo de mobiliário que garante a estrutura do seu negócio, pelo melhor custo-benefício da categoria. São diversos modelos direcionados para otimização funcional do espaço, favorecendo tanto o consumidor quanto o atacadista. 

Visite Porta Palete e conheça todos os modelos e materiais que estão à disposição da sua loja. 

Enviamos projetistas e arquitetos que constroem o plano mais otimizado para seu atacarejo. Há mais de 20 anos construindo sonhos, a IMPE já está consagrada neste nicho de mercado. 

Até a próxima! 😊