Em geral, a exposição de produtos nas gôndolas e prateleiras dos supermercados seguem um padrão já determinado. Contudo, um gestor inteligente sabe que a constante busca pela otimização pode – e muito – escalar as vendas. 

Você pode afirmar, com toda a certeza, que sabe fazer a correta exposição dos artigos da sua loja? Sabe quais são as melhores estratégias para otimizar as vendas e estimular o raciocínio lógico do cliente para favorecer as compras?

Então, é isso que vamos ensinar neste artigo. Fique atento porque você vai aprender em detalhes como a utilização das Gôndolas para Lojas IMPE dentro de uma perspectiva de marketing pode não apenas alavancar as vendas, mas fidelizar os clientes. 

Por que utilizar gôndolas para lojas e comércios? 

Antes de tudo, importa apontar que as gôndolas foram desenhadas especificamente para a exposição de produtos em um ambiente comercial. Isto porque é composta de grandes superfícies, largas prateleiras, design prático e minimalista que destaca o artigo. Portanto, não se encaixam em ambientes domésticos, por exemplo.

Nesse sentido, as gôndolas para lojas são o tipo de mobiliário comercial que melhor apresenta o produto ao consumidor. Pare para pensar: se não houvesse gôndolas, como seria feita a apresentação de produtos, no contexto atual de supermercados? Muito baixos, como nos freezers do setor de congelados, incomodando a coluna do cliente? Em armários? Ou talvez, em prateleiras fixadas à parede, impedindo a mobilidade das seções e departamentos?

Simplesmente, se tornaria inviável a exposição adequada dos produtos. Portanto, as gôndolas para lojas promovem:

  • Ótima experiência do usuário;
  • Posicionamento estratégico dos produtos, conforme o interesse de compra do cliente;
  • Mobilidade de espaço, podendo ser trocadas de lugar, de acordo com a necessidade;
  • Visualização 3D e 180º do produto;
  • Facilidade de manuseio dos artigos, tanto para reposição, pelo estoquista quanto pelos clientes.

Qual a importância das gôndolas para lojas na exposição de produtos? 

Sobretudo, o engajamento dos usuários e uma experiência de compra próxima do ideal.  Sem contar que a organização dos produtos também cursa muito com a aparência de limpeza, cuidado e atenção. 

Afinal, qual cliente vai sentir vontade de comprar em um ambiente desorganizado, com poucos produtos nas prateleiras ou fora de suas embalagens? Principalmente, na época em que os protocolos sanitários são tão importantes, a exposição organizada de produtos também influencia positivamente o cliente quanto a limpeza. 

No artigo “Como o cross merchandising pode aumentar as vendas do comércio(INCLUIR O LINK DO ARTIGO) abordamos a distribuição estratégica de produtos. Isto é, como combinar produtos nas gôndolas das lojas de modo a favorecer a compra de produtos de menor giro. 

Por exemplo, um supermercado com uma excelente cartela de vinhos, pode criar ações promocionais que favoreçam a venda de queijos e nozes. Assim, distribuindo nas prateleiras das gôndolas os produtos um ao lado do outro, ativando gatilhos mentais nos clientes que subconscientemente são levados a comprar produtos combinados. 

Importante não confundir a distribuição estratégica com Venda Casada, que obriga o consumidor a comprar produtos conjuntamente, e é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. Ao contrário, na distribuição estratégica, você estimula o cliente a sozinho criar uma lógica de compra com produtos que se casam bem juntos.

Como melhorar as vendas com a exposição de produtos nas gôndolas 

Além de algumas técnicas do cross merchandising, certas estratégias de posicionamento dos produtos nas gôndolas tem o poder de até dobrar as vendas. Vejamos:

Níveis de percepção do cliente

Com efeito, é a posição estratégica dos artigos nas prateleiras das gôndolas, diferenciando os artigos dentre a mais alta até a mais baixa. Resumidamente, a prateleira mais alta:

  • Abriga produtos de menor giro, por estar fora da linha de visão do cliente;
  • Produtos de menor peso, para evitar acidentes e implicações jurídicas;
  • Por outro lado, as prateleiras dentro da linha de visão do cliente (altura dos olhos e da cintura);
  • Abrigam os produtos de maior ticket e circulação da loja (maior faturamento);
  • As marcas mais famosas e com mais saída;

Aposte no Marketing e na Psicologia das Cores 

Uma estratégia ainda pouco usada, mas que provoca uma excelente experiência de usuário é a separação de produtos, nas gôndolas das seções, por cores. De acordo com a psicologia, cada cor promove um sentimento e a distribuição monocromática de produtos de um mesmo tipo auxilia no processo decisório. 

Note que estamos falando dentro das seções. Sob hipótese alguma misture produtos de mesmas cores, mas seções e departamentos diferentes, porque o resultado obtido é o oposto da intenção: isso confunde o consumidor e atrapalha o processo decisório.

Invista no layout do ambiente e da gôndola das lojas 

Outrossim, um projeto de loja bem estruturado, com arquitetos e projetistas, como o criado pela IMPE  tem diversas vantagens, tais como:

  • Modernização da loja 

Por certo que o design, a decoração e as gôndolas de suporte de produtos têm sempre que estar nas últimas tendências de mercado, para garantir a manutenção da confiança do cliente. Na verdade, uma loja sempre moderna pode cobrar mais caro e o resultado é, sem dúvida alguma, a alavancagem do faturamento. 

  • Melhora na circulação de pessoas 

Sem dúvida, um projeto sempre renovado pode otimizar o espaço de circulação dos clientes na loja. Assim, alterar a posição das gôndolas para lojas e melhorar as sinalizações são de grande importância. Deste modo, além de dar uma repaginada na l

Decerto que lojas atravancadas, com gôndolas espalhadas no meio do caminho, em que os carrinhos não têm espaço de circulação são muito estressantes. E torna negativa a experiência de compra. Portanto, esteja sempre antenado ao modo de otimizar o espaço da sua loja, para facilitar a circulação de pessoas. 

E aí, entendeu melhor como as gôndolas para lojas podem auxiliar nas vendas de um comércio? Sem dúvida que o processo como um todo pode ser desgastante, sem a ajuda de profissionais experientes e muito habilitados. Por isso, a IMPE – Indústria de Instalações Comerciais garante qualidade no atendimento e a mais alta qualidade de produtos como as gôndolas para lojas e montagem. Converse conosco e agende já uma visita

Até a próxima! 😊