Sustentabilidade é a palavra de ordem deste século, que envolve, inclusive, métodos anti eliminação de carbono por parte do comércio também. Os esforços sustentáveis são preocupação de todos, não apenas de uma parcela da sociedade ou dos governos.

Nesse sentido, o modelo tradicional de negócios vem sendo substituído gradativamente por alternativas verdes que, sem dúvida, favorecem o meio ambiente. Mas também tem se descoberto que, cada vez mais, investir assertivamente em sustentabilidade no comércio pode aumentar o lucro a médio e longo prazo, além de reduzir os gastos. 

Principalmente, no que diz respeito ao retorno sobre investimentos, estes são elevados, quando comparados aos gastos com combustíveis fósseis, energia hidroelétrica e seus derivados. Sem contar que uma excelente gestão ambiental valoriza a empresa diante do poder público e aumenta a percepção social sobre aquela marca.

Além disso, a sustentabilidade no comércio possibilita o desenvolvimento de atividades com alto impacto social. Dentre as medidas sustentáveis, podemos citar:  alternativas de geração de energia, economia de água, reciclagem de matéria orgânica e substituição do plástico, por exemplo. 

Contudo, muitos gestores e empreendedores ainda têm dúvidas sobre o que significa ser “verde”. Igualmente, não sabem por onde começar e quais os benefícios que podem advir de tais iniciativas. Desta forma, acabam por se conformar com o status quo e prejudicam, não apenas o futuro para as próximas gerações, como também a receita final das próprias empresas. 

Pensando nisso, nós, da IMPE, criamos este artigo com as principais estratégias e benefícios de desenvolver a sustentabilidade no comércio. Confira!

 

O que quer dizer sustentabilidade?

 

De modo geral, o conceito de sustentabilidade cursa com o entendimento de que os recursos naturais são finitos. E, que envidar esforços para preservá-los não é mais uma escolha, mas uma necessidade para a própria existência do planeta.

Desde que surgiram as máquinas, com a produção por meio do carvão, durante a Revolução Industrial e, já durante o século XX, com o crescimento desenfreado da tecnologia, os recursos naturais foram preteridos em detrimento da modernização. 

Contudo, com o passar do tempo, a sociedade veio a enxergar que em terra árida não se planta – portanto, não se come -, em rios secos não se bebe água. E que não adianta ter todo o dinheiro do mundo se disto resultar a destruição ambiental. Porque a destruição ambiental significa a destruição da própria raça humana.

A partir daí, as atenções se voltaram para a criação de medidas que permitam a modernização, mas garantam o sustento dos recursos naturais. Portanto, o nome sustentabilidade. 

Nesse sentido, foram criados três pilares de sustentabilidade, que propiciam um equilíbrio entre as esferas. E visam alcançar a plena sustentabilidade até o ano de 2030, segundo os “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, da Organização das Nações Unidas. Afinal, quais são eles:

  • Pilar Social: ações que melhorem a qualidade de vida da sociedade como um todo, do mais rico ao mais pobre, dentro da perspectiva ambiental;
  • Pilar Econômico: sem dúvida, o mais dificultoso e que encontra maior resistência, porém, extremamente necessário. É o pilar da sustentabilidade no comércio, visando a efetividade das boas práticas socioambientais;
  • Pilar Ambiental: é a conservação do meio ambiente por meio de medidas de redução do desperdício, diminuição no uso dos combustíveis fósseis e reciclagem, por exemplo.

 

O que significa sustentabilidade no comércio?

 

Antes de tudo, sustentabilidade no comércio começa com uma gestão capaz de entender o funcionamento de todos os âmbitos do negócio. Portanto, para que possa se pensar em transitar para alternativas sustentáveis, importa ter um planejamento estratégico. Assim, o primeiro passo para o gestor é conhecer aspectos como:

  • Qual o tipo de energia é gasto na empresa? 
  • Quantos pontos de luz?
  • Qual a corrente utilizada?
  • Qual o volume de água utilizado?
  • Qual a estratégia de descarte de lixo?
  • Qual o volume de lixo produzido semanalmente, mensalmente?
  • Quais os maiores poluentes utilizados na empresa?

Com efeito, estes são os maiores questionamentos para dar início às ações de sustentabilidade no comércio. Em segundo lugar, após estabelecidos os principais parâmetros da empresa que devem sofrer alterações verdes, dar início às estratégias de aplicação das iniciativas. Vamos conhecer as principais? Você pode começar com ações muito simples que vão fazer substancial diferença. 

 

Otimize o uso de energia para sustentabilidade no comércio 

Sim, de fato, a mudança para energias alternativas pode ser um processo mais demorado. Contudo, você sabia que pode reduzir o consumo de energia tradicional com ações muito simples? Vejamos:

 

Pinte telhados e paredes de branco

Em primeiro lugar, uma das estratégias mais fáceis é a do telhado branco. Diversos estudos de engenharia geológica comprovam que um simples ato, como o de pintar os telhados e paredes de branco, reduz as ilhas de calor. E, por conseguinte, reduz, em até 40 % o consumo de energia. 

Segundo um estudo publicado pela Universidade de São Paulo, a partir de iniciativas nos prédios do próprio campus da instituição, o retorno sobre o investimento da pintura e mão de obra utilizada é quase imediato.

Logicamente que estratégias mais contundentes, como a instalação de painéis de energia solar, por exemplo, são extremamente válidas. Além de energia fotovoltaica. E obtém resultados financeiros significativos a longo prazo. Empresas que já tiveram esta atitude, puderam observar uma redução do tempo relativo do investimento de 6 meses a 2 anos. Com uma redução percentual do consumo de energia de até 60%.

 

Troque lâmpadas comuns por LED ou fluorescentes 

Em segundo lugar, outra medida com o intuito de reduzir o consumo de energia elétrica é bem conhecida: a troca de lâmpadas. Com efeito, a substituição de lâmpadas incandescentes por LED pode chegar a 80% de redução do consumo. 

 

Reciclagem e o Gerenciamento de Resíduos na sustentabilidade do comércio 

Em terceiro lugar, outra medida de fácil manejo, é a reciclagem de matéria inorgânica. Porque todas as empresas de coleta de lixo têm, atualmente, um setor específico de reciclagem e quase ninguém sabe disso. 

Portanto, basta entrar em contato com a empresa, fornecer o endereço e o nome do responsável que, semanalmente, um caminhão verde com o símbolo de reciclagem vai passar para fazer a coleta seletiva.

O gestor só precisa organizar a logística da separação de materiais, lavar garrafas, potes, buscar manter o mais limpo possível para a coleta. Então, simples demais, não?

Já a matéria orgânica, ou seja, os restos de comida, podem ser transformados em compostagem. E, nesse sentido, existem alguns caminhos possíveis:

  • Um comércio local, pequeno hortifruti, por exemplo, pode comprar uma máquina de compostagem e revender esses compostos como adubo, fertilizantes orgânicos, etc. Inegavelmente, é uma excelente maneira de não produzir lixo, em uma estratégia forte de sustentabilidade no comércio e ainda ganhar uma nova fonte de renda;
  • Empresas maiores podem entrar em contato com cooperativas de compostagem orgânica ou,
  • Empresas que fazem esse tipo de coleta e encaminham para empresas de compostagem.

 

Marketing 3.0, 4.0 e a Sustentabilidade no Comércio

Além de tudo, existe um outro benefício muito rentável, porém, indireto, no que diz respeito à sustentabilidade no comércio. E, com toda certeza, é a nova maneira de o público se identificar com a marca, no chamado Marketing 4.0

Sem adentrar muito nas especificidades da questão, o marketing tradicional já foi há muito redefinido para um processo centrado no ser humano. Isto é, a identificação do público, hoje, é muito maior com empresas que não existem apenas por existir, mas contribuem com uma causa, possuem um ideal e reproduzem estes valores para a melhoria do planeta.  

Deste modo, investir em sustentabilidade é investir em uma causa de fácil identificação pelo consumidor. Pesquisas mostram que o consumidor é muito mais motivado a comprar produtos de empresas com valores ambientais bem definidos. Assim, se revertendo em um aumento no faturamento da marca. 

De fato, a sustentabilidade no comércio é um tema muito farto, que pode render páginas e páginas de artigos. Esse foi um apanhado geral das principais medidas e ações que podem ser tomadas por você que quer aumentar seus lucros e preservar o meio ambiente para futuras gerações. 

 

Uma preocupação que a IMPE tem é a de compartilhar esses valores com o público, na busca constante por um mundo melhor. 

 

Até a próxima! 😊