A disposição adequada das gôndolas em lojas contribui não só para a organização como também para o impulsionamento das vendas.

Um exemplo claro é o posicionamento estratégico de gôndolas próximos aos locais dos caixas.

No artigo de hoje você verá como utilizar estrategicamente as gôndolas na frente dos caixas e garantir aumento de vendas.

Desejamos a você uma ótima leitura!

 

Qual a importância das gôndolas em frente aos caixas?

 

Durante o período em que estamos aguardando no caixa, é comum observarmos as gôndolas próximas a esse local.

Na maioria das vezes, acabamos escolhendo produtos que estão expostos e que não estavam presentes na lista de compras.

Esse tipo de compra é chamado de compra por impulso, que são gatilhos para que o consumidor adquira produtos de última hora.

Uma das vantagens das compras por impulso é que elas geram uma renda extra para o estabelecimento, além de poder ser implementada em diversos tipos de comércios.

Supermercados e farmácias são lojas que geralmente utilizam essa técnica, expondo produtos de rápido consumo ou que podem ser lembrados pelo cliente quando ele já está na fila do caixa.

Atualmente, lojas de departamento também vêm utilizando esses gatilhos para garantir uma venda extra.

Com o cenário da pandemia em que há um distanciamento de pessoas nas filas dos caixas e a menor interação entre clientes, observar os produtos em gôndolas próximas se tornou um passatempo até o momento de pagar.

Essa estratégia visual permite que o cliente tenha tempo suficiente para ler as especificações do produto e tomar uma decisão rápida pela compra.

Entretanto, existe um critério para potencializar a exposição de produtos em gôndolas próximas ao caixa e garantir vendas extras.

Continue sua leitura e veja sobre essas técnicas a partir do próximo tópico.

 

O que expor em gôndolas que estão frente ao caixa?

 

Geralmente a organização das gôndolas no interior do estabelecimento é feita de maneira categorizada.

É comum encontrarmos molhos próximos a pacotes de macarrão, lenços umedecidos perto a fraldas descartáveis, dentre outros.

No caso das gôndolas próximas ao caixa, também pode existir uma categorização para impulsionar as vendas. Porém, as categorias devem ser direcionadas para as compras por impulso.

Existem critérios de exposição para esse tipo de gôndola que favorece as compras durante a permanência do caixa e é sobre eles que falaremos a seguir.

 

Preço

Os produtos expostos em gôndolas próximas ao caixa possuem um valor bem menor do que produtos presentes nos corredores.

Quanto menor o valor do produto no caixa, maior é a probabilidade de compra. Isso porque durante a compra por impulso, o valor do produto vai influenciar diretamente na decisão de compra e no valor total a pagar.

 

Tipos de produtos

Além do valor baixo, alguns tipos de itens são atrativos para compras de última hora, seja por necessidade que foi lembrada no momento ou por desejo instantâneo.

Assim, é possível aproveitar o espaço das gôndolas do caixa para expor produtos como:

  • Bebidas:

Próximo ao caixa é interessante manter geladeiras pequenas com bebidas, como refrigerantes, cervejas e água.

Esses produtos despertam a vontade de consumir o produto, especialmente em dias quentes. Logo, são ótimos gatilhos para gerar vendas.

  • Chocolates:

Chocolate é objeto de desejo da maioria das pessoas. Manter o produto próximo ao caixa com certeza é venda realizada.

Além de despertar o desejo de consumo, clientes que vão às compras acompanhados de crianças é um potencial comprador de doces no momento de pagar a conta.

  • Revistas:

Ainda existem muitos consumidores de revista no mercado. Durante o período em que ele está aguardando no caixa para pagar, ele pode se interessar por uma revista.

Para ter acesso ao conteúdo e explorá-lo de maneira mais tranquila, ele opta por adquirir o produto. Livros e revistas de jogos também são ótimos produtos para despertar as compras por impulso.

  • Guloseimas:

Assim como os chocolates, balas, chicletes e até mesmo sorvetes são gatilhos para compras de última hora. Principalmente para o consumidor que deseja uma sobremesa ou que esteja acompanhado por crianças.

  • Artigos de utilidade:

Alguns estabelecimentos aproveitam as gôndolas do caixa para expor itens de utilidade que são geralmente esquecidos pelo cliente, como lâmpadas, pilhas, pequenos materiais de papelaria e até mesmo utensílios domésticos como tampas para ralos e tomadas elétricas.

 

Reposição eficiente

É preciso manter uma estratégia de reposição para os produtos expostos em gôndolas no caixa. Por serem produtos de alta saída, as gôndolas podem ficar vazias, o que compromete novas vendas.

Portanto, é preciso manter atenção e um processo eficiente para repor os produtos à medida que vão saindo.

 

Produtos sazonais

As gôndolas de caixa favorecem não só os produtos sazonais como também em datas comemorativas. (link para 5 dicas para aumentar as vendas em datas comemorativas).

Além de kits presentes em algumas datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, dentre outros, é possível impulsionar a venda de produtos de época.

Um bom exemplo são as farmácias, que podem expor vitamina C no caixa em período de inverno, onde a incidência de gripe aumenta.

 

Agora que você saber como aproveitar as gôndolas que ficam posicionadas próximas ao caixa para aumentar suas vendas, veja como a Impe pode ajudar no layout do seu estabelecimento.

 

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Até a próxima!