O pet shop faz parte da lista de empreendimentos mais lucrativos do mercado.

Com o aumento da aquisição dos bichinhos de estimação, que hoje são considerados parte da família, os donos visam sempre o melhor para o seu melhor amigo.

Entretanto, não basta simplesmente abri um pet shop e oferecer produtos e serviços. É importante estruturar um layout atrativo para que os animais e seus donos se sintam confortáveis e encontrem tudo o que precisam

Continue sua leitura e veja como organizar um pet shop de modo atrativo e aumentar ainda mais as vendas.

Aproveite!

 

Por que é importante utilizar técnicas de exposição de produtos no pet shop?

 

Geralmente o pet shop possui uma atmosfera descontraída, quase infantil. Essa estratégia é realmente para manter a leveza do ambiente e também atrair os possíveis donos que ainda são crianças.

Mesmo em um ambiente com essas características, a exposição de produtos pode ser bem aproveitada para proporcionar facilidades ao cliente na procura por produtos e proporcionar uma boa experiência de compra.

Com uma boa técnica de exposição, é possível manter produtos visíveis e com as informações necessárias para que o cliente opte pela aquisição.

Existem algumas técnicas comprovadas para potencializar a exposição de produtos, que podem ser utilizadas tanto para pet shop como outros tipos de estabelecimentos. Confira!

  • Estudo de mercado:

O estudo de mercado é importante para determinar os tipos de produtos mais procurados em um pet shop e evitar compras de produtos com baixa procura.

  • Tráfego de clientes:

Avaliar o layout da loja vai facilitar a criação de corredores eficientes para manter o tráfego organizado de clientes.

  • Organização:

Assim como supermercados, o pet shop também pode trabalhar com categorização para a montagem de setores.

  • Produtos semelhantes:

Expor produtos que possuem relações entre si é outra estratégia para aumentar as vendas. Um exemplo é a exposição de comedouros na mesma fila de rações.

  • Sinalização:

Manter a sinalização adequada, principalmente se a loja for grande, oferece ao cliente uma boa experiência de compra, onde ele pode buscar tudo que precisa.

 

Com base nessas técnicas de exposição, veja agora algumas dicas para manter o layout do seu pet shop mais atrativo e rentável.

 

Organização atrativa do pet shop

 

O consumidor atual está cada vez mais exigente. No caso de compras em lojas físicas, ele busca não só um bom atendimento, mas também facilidades e conforto para realizar suas compras e escolher os produtos que deseja.

Quando essas expectativas do cliente são atendidas, dizemos que ele teve uma boa experiência de compra e que, com certeza, será um cliente fiel.

No caso de pet shop não é diferente. Principalmente com a pandemia, onde o número de adoções de animais domésticos aumentou, hoje eles são o centro de muitas residências. Assim como buscamos um bom mercado para realizar nossas compras, buscamos um bom pet shop para fornecer o que há de melhor para nossos bichinhos.

Para tanto, manter o pet shop com uma organização eficiente é um grande diferencial para se sobressair em relação à concorrência. Veja agora algumas dicas para organizar seu pet shop de modo atrativo.

 

Categorias e subcategorias

Uma boa forma de organizar o pet shop é dividir as categorias por espécie. Muitas pessoas não possuem somente cães e gatos como pets. Categorizar as prateleiras por espécie facilita a busca de determinado produto e ainda pode impulsionar a venda de outros.

Outro ponto importante é subcategorização. No caso de rações, por exemplo, existem rações para filhotes, adultos, idosos e até aqueles com doenças crônicas que precisam de alimentação especial. Portanto, é interessante otimizar a busca do cliente usando esse critério.

Outra subcategoria que pode ser explorada é a de alimentação, higiene, medicação e outros produtos divididos pela categoria espécie. Geralmente quem vai comprar a ração, lembra da areia higiênica ou tapete. Logo, é interessante manter uma organização por setores dentro da categoria principal.

 

Cuidados na iluminação

A iluminação é outro ponto fundamental. Um pet shop escuro pode inibir o cliente durante suas compras, dificultando a procura por produtos.

Também é importante trabalhar com uma iluminação diferenciada, como, por exemplo, para produtos em promoções ou lançamentos.

 

Nível das gôndolas e prateleiras

Assim como em supermercados, os produtos do pet shop devem ficar ao alcance visual do cliente.

Logo, é indicado que as prateleiras e gôndolas tenham uma altura média de 1,60 m para facilitar a visualização e o acesso ao produto.

 

Empilhamento de produtos

É comum que um pet shop trabalhe com rações em apresentações grandes e que, quase sempre precisem ser empilhados.

Para que o produto não fique desorganizado e ainda atraia a atenção do cliente, é ideal utilizar um empilhamento criativo.

Pode ser em formatos de animais ou casinhas. O importante é que a forma de empilhamento seja atrativa e desperte o interesse do cliente.

 

Posicionamento do caixa

A posição do caixa de um pet shop deve ser na entrada, tal qual em supermercados.

Assim é possível direcionar o cliente para os produtos de maior saída e facilitar o tráfego para que ele explore demais setores da loja.

 

Exposição de produtos no caixa

A exposição de produtos próxima ao caixa (link para Como otimizar o uso das gôndolas na frente dos caixas) é uma ótima opção para gerar a chamada venda por impulso.

As prateleiras e gôndolas presentes na área do caixa podem ser aproveitadas para a exposição de produtos mais baratos como petiscos, sachês, coleiras e outros tipos de miudezas que atraem a atenção do cliente e induz a uma compra de última hora.

 

Essas são algumas dicas para manter a organização de um pet shop e mantê-lo com um layout atrativo. Vale lembrar que o espaço também deve prever a visita do próprio pet, portanto é interessante manter bebedouros em pontos estratégicos para que sejam bem recebidos.

Afinal, a aprovação deles quanto ao pet shop também é fundamental para a escolha do estabelecimento pelo dono.

 

Para montar seu pet shop, fale com a Impe!

 

Somos uma empresa especializada em mobiliário comercial, oferecendo as melhores soluções para a organização de um pet shop.

Em nosso portfólio de equipamentos contamos com balcões, expositores, gôndolas e demais equipamentos que vão manter seu pet shop com um layout moderno e atrativo.

Antes de montar seu pet shop, venha conhecer as nossas soluções!

 

O que achou deste artigo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais dicas que vão inovar seu negócio.

Até a próxima!