Embora haja um barateamento dos custos de produtos e serviços pela empresa de larga escala, o comércio local, bem como os comerciantes e seus funcionários perdem poder aquisitivo. E, sem dúvida, isso reverbera na diminuição ou estagnação do crescimento da economia. 

As grandes corporações acabam por retroalimentar-se a si próprias, ou seja, a receita delas é utilizada para construir filiais que vão absorver mais comércios locais. E, assim por diante, o que cria um efeito cascata ou bola de neve. Enquanto os comércios locais influenciam positivamente a economia, por promoverem empregos diretos, estimularem a cadeia de fornecimento e aumentarem as possibilidades de melhoria de vida.

Além desses, diversos outros setores da economia são estimulados pelo comércio local. Quer entender melhor sobre o assunto? Continue lendo e apoie os pequenos empresários!

O comércio local favorece a cadeia de forneciment

Decerto que uma das maneiras em que o comércio local mais contribui com a economia é por meio da cadeia de fornecimento. Porque uma farmácia, um café, uma livraria, uma academia, um mercado, um hortifruti não são apenas lojas isoladas. Elas movimentam uma cadeia produtiva muito grande por trás. 

Desde o pequeno produtor de matérias-primas até o consumidor, o comércio local estimula diversos setores da economia. Setores estes dos quais participam igualmente os pequenos fornecedores. Por exemplo, o pequeno hortifruti local compra, por sua vez, de pequenos agricultores localizados, normalmente, no perímetro urbano. Enquanto uma grande cadeia compra, por vezes, de fornecedores também grandes, a milhares de quilômetros de distância. 

Portanto, o comércio local mantém o dinheiro na região, no município de origem, permitindo o aumento da circulação financeira e da renda per capta. E, por conseguinte, há uma melhoria da condição de vida generalizada da comunidade. Até mesmo a nível fiscal, o recolhimento de impostos pode se reverter, se corretamente utilizado, em reformas e obras da cidade. 

O comércio local e a geração de empregos 

Em seguida, há um forte investimento dos negócios locais na geração de empregos. De acordo com dados levantados pelo Sebrae, apenas entre julho de 2020 e julho de 2021, as micro e pequenas empresas geraram mais de 2 milhões de empregos formais. 

Nesse sentido, significa dizer que durante o período da crise gerada pela pandemia da COVID-19, isto é, durante o período em que o desemprego chegou a números alarmantes, no Brasil, os comércios locais foram sozinhos os responsáveis pela geração de quase 72% dos empregos de carteira assinada. 

Deste modo, não há como negar a contribuição desses para o desenvolvimento da economia. Ainda mais, a contribuição para o não agravamento, inclusive, de períodos de crise e recessão. 

Aumento das políticas de incentivo fiscais

Por certo, é um ciclo positivo. Em terceiro lugar, o estímulo ao comércio local contribui, por sua vez, para o aumento dos incentivos governamentais. E tais benefícios visam continuar a impulsionar o crescimento do pequeno empresário e da economia. 

Então, como funcionam os incentivos fiscais? Antes de tudo, importa saber que eles têm o objetivo de favorecer a contratação de mão de obra, renovar maquinário e tecnologias das pequenas empresas. Por que? 

Porque isso melhora a gestão de uma empresa e abre espaço para investimentos no posicionamento estratégico da marca. Principalmente, em marketing, de modo a alcançar o reconhecimento e a atração de clientela qualificada.

Imagine um pequeno negócio que está começando. Certamente, sem os incentivos fiscais, ele poderia levar o dobro de tempo para break even. E, a partir de então, começar a investir em marketing para aumentar a procura do seu produto que, de maneira bastante objetiva, é o que faz um negócio crescer: demanda e procura. 

Por isso, os incentivos fiscais cursam, normalmente, com a redução ou isenção tributária durante um “x” quantitativo de tempo. Com o intuito claro de incentivar o negócio que, por conseguinte, estimula o desenvolvimento da economia. 

Melhoria da qualidade geral de vida pelo comércio local 

Sem dúvida, desenvolver a economia também é pensar no bem-estar e qualidade de vida da sociedade, como um todo. Assim sendo, dentre os benefícios que podem ser gerados pelo estímulo ao comércio local são:

  • Minimiza o tempo de trânsito 

Tanto para o consumidor final como também para os funcionários que, normalmente, moram em bairros ou municípios na circunscrição da loja, seja qual setor for, o tempo de trânsito se torna bastante reduzido. E, isso atua diretamente na redução de acidentes que atua, por conseguinte, na economia do município.

  • Redução do estresse pelo consumo do comércio local 

Em seguida, com toda certeza, tendo em vista a redução no tempo de trânsito, há uma natural diminuição do estresse dos indivíduos. Sem contar que se pode optar por medidas mais saudáveis de deslocamento, como caminhadas, bicicletas, etc, que promovem uma vida mais saudável.

  • Maior consumo de produtos naturais ou manufaturados 

Tendo em vista a proximidade de localização entre fornecedores e comércio, os produtos vendidos localmente são mais frescos e de melhor qualidade. Porque, como mencionamos acima, o tempo de trajeto entre o fornecedor e a loja é significativamente diminuído. 

Nos gêneros alimentícios, isso se reproduz na necessidade de menores químicos e conservantes. Desse modo, os produtos são mais orgânicos e naturais, mais saudáveis. Já em outras áreas, por exemplo, como de tecnologia, eletroeletrônicos, etc, tem-se uma diminuição na burocracia e no tempo de trocas e reparos.

Humanização e personalização do atendimento 

Por fim, ainda podemos falar em humanização e personalização do atendimento, no comércio local. Sim, de fato, nos pequenos negócios há uma real proximidade entre o cliente e a loja. Nesse sentido, essa relação aumenta a confiança e credibilidade da empresa, o que fideliza o cliente e garante a manutenção do negócio. 

É com essa premissa que a IMPE desenvolveu a filosofia de atendimento individualizado, prezando, acima de tudo, pelo interesse do cliente na montagem da sua loja. Com uma tradição de mais de 20 anos no mercado de prateleiras e estantes, atuamos em conjunto com projetistas para otimizar ao máximo o seu espaço e aproximar ainda mais o cliente do seu negócio. 

Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas. Aguardamos vocês!

Até a próxima! 😊