Realizar uma boa gestão de supermercado pode ser desafiador para alguns empreendedores.
Mesmo se tratando de um estabelecimento que comercializa artigos de primeira necessidade, é importante algumas estratégias para vencer a concorrência e aumentar a lucratividade.
Continue sua leitura e veja 5 dicas de como realizar uma boa gestão de supermercado e ter um ótimo retorno. Aproveite sua leitura!
Qual a importância das gôndolas em frente ao caixa?
O segmento de supermercados é um dos mais promissores do mercado. Por comercializar produtos de primeira necessidade, pensamos sempre em lojas cheias e alto volume de venda diárias.
Entretanto, com alta competitividade do mercado, é preciso que a gestão de supermercado trabalhe de forma assertiva para garantir uma receita previsível.
Além das estratégias de exposição de produtos e também no posicionamento de produtos para compras por impulso, o processo de gestão de supermercado é decisivo para o sucesso do negócio.
Existem diversos outros fatores que fazem parte dos processos de gestão de supermercado que devem ser considerados para atrair mais clientes e vencer a concorrência.
Vale lembrar que o consumidor atual é mais exigente e para muitos, algumas características do estabelecimento são mais importantes do que propriamente o valor das mercadorias.
No próximo tópico vamos apresentar 5 dicas para que você realize uma gestão de supermercado eficiente e garanta a satisfação dos clientes e lucratividade para seu negócio.
Como realizar uma gestão de supermercado eficiente?
Independentemente do tamanho do seu estabelecimento, uma boa gestão de supermercado contempla também a experiência de compra do cliente.
Se ela for favorável, com certeza ele será fidelizado e você pode contar com uma boa receita mensal.
Logo, para garantir uma lucratividade interessante para seu negócio, veja 5 dicas para incrementar a sua gestão de supermercado.
1 – Treinamento de equipes
Proporcionar um bom atendimento é o carro chefe de qualquer negócio. O cliente de supermercado pode sempre demandar alguma atenção de seus colaboradores.
Logo, além de aplicar um treinamento eficiente sobre as formas de atender o cliente e a rotina do estabelecimento, é interessante contar com um time de colaboradores comprometidos com o bem-estar do cliente e da empresa.
Quando ele é bem atendido, seja em qualquer setor, as chances de voltar são maiores. Mesmo que você esteja por trás da gestão de supermercado, os colaboradores são seus aliados para o sucesso do negócio.
2 – Conheça seus clientes
Anteriormente, mencionamos a experiência do cliente durante sua compra. Logo, conhecer o cliente faz parte das estratégias de gestão de supermercado.
Além do bom atendimento, é preciso também entender as necessidades do cliente e os produtos que fazem parte da sua rotina.
Essa é uma forma de fidelizá-los e proporcionar uma boa experiência de compra, já que ele teve todas as suas necessidades atendidas.
Isso também vale para as promoções de produtos, que são ótimas estratégias para alavancar as vendas.
3 – Cuidados com o abastecimento
Os produtos de um supermercado possuem um giro muito grande, portanto podem se esgotar facilmente nas prateleiras.
Por isso, é importante manter um processo otimizado de abastecimento para que o cliente encontre tudo o que precisa e o estabelecimento não perca a venda.
Vale lembrar que quando o cliente não encontra o que procura, ele se sente frustrado. Se for um item básico, ele pode nem retornar ao estabelecimento.
Daí a importância de manter as seções devidamente abastecidas e com os produtos expostos para chamar a atenção do cliente.
4 – Gestão de estoque
O controle de estoque é outro ponto fundamental para garantir uma boa gestão de supermercado.
Para tanto, é importante entender as demandas do público e manter em estoque sempre os produtos de maior saída.
Isso também faz parte da experiência do cliente e decisiva para manter sua satisfação.
A automatização da gestão de estoque integrada aos processos de venda pode ser uma solução eficiente para manter a reposição do estoque com assertividade.
5 – Controle das finanças
As finanças e o fluxo de caixa da empresa são itens primordiais dentro da gestão de supermercado.
Com as finanças sob controle, é possível entender o estado atual da empresa, identificar gargalos que podem estar ocasionando custos extras e manter uma previsibilidade para ações futuras.
No caso de supermercados menores, a gestão do negócio nunca deve manter as contas pessoais e empresariais juntas, pois isso prejudica a visibilidade da empresa.
O ideal é manter um controle rigoroso das finanças e do fluxo de caixa para estudar possibilidades de investimentos e se preparar para possíveis crises de mercado.
Dica bônus: investimento em marketing
Ações de marketing são fundamentais para atrair clientes e manter aqueles mais assíduos com informações interessantes sobre promoções e lançamentos.
No caso do marketing dentro da gestão de supermercado, ele é muito mais amplo, contemplando desde a disposição dos produtos e condições do ambiente até a sinalização e promoções.
Para supermercados que possuem canais nas redes sociais, vale a pena expor produtos em promoção e manter uma proximidade com o cliente para atraí-lo até a loja.
Agora que você conheceu dicas preciosas sobre gestão de supermercado, veja como a Impe pode te ajudar em suas instalações.
Mantenha uma gestão de supermercado eficiente com a Impe
A Impe é uma empresa especializada em gôndolas e mobiliário comercial que atendem lojas de diversos segmentos e que são diferenciais para sua gestão de supermercado;
Oferecendo produtos de alta qualidade, a Impe garante um ambiente mais atrativo e agradável para atrair a atenção do cliente.
Fale com a Impe e veja como um mobiliário adequado favorece a gestão de supermercado.
Este artigo foi útil para você? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!





