É comum acreditarmos que responsabilidade social se aplica somente a grandes empresas.

Entretanto, os pequenos negócios também podem se destacar em ações que favoreçam a sociedade e fortaleça sua marca.

Continue a leitura deste artigo e veja como a responsabilidade social também é importante para pequenas empresas e como abraçar essa causa. Aproveite!

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade social é um conjunto de ações que uma empresa toma para beneficiar a sociedade e melhorar a qualidade de vida para quem está ao seu redor.

Essas ações visam beneficiar seus colaboradores, consumidores e demais envolvidos, contemplando princípios como ética, ordem econômica e financeira, igualdade social e preservação do meio ambiente.

Vale lembrar que quando a empresa toma um posicionamento de responsabilidade social, ela não busca nada em troca, mas sim beneficiar todos aqueles que fazem parte do seu meio.

Para uma empresa considerar que trabalha com responsabilidade social, ela deve manter práticas éticas e transparentes em seus negócios e garantir que suas ações não vão prejudicar a sociedade.

O consumidor moderno possui um perfil diferenciado, onde parte da sua decisão de compra segue a reputação da empresa e como ela se posiciona perante a sociedade.

No caso de empresas pequenas, implementar princípios de responsabilidade social fortalece a marca no mercado, além de possibilitar parcerias lucrativas com outra empresa.

Atualmente, a empresa deixou de ser uma forma de gerar lucros, mas sim uma instituição que contribui para o bem-estar da sociedade, sem cumprimento de ações legais.

Existem algumas práticas que podem ser adotadas por pequenos negócios que desejam praticar ações de responsabilidade social. Confira a partir do próximo tópico.

Como praticar a responsabilidade social em pequenos negócios?

Conforme o conceito aplicado por Rachel Sztajn, a responsabilidade social “consiste na tomada de decisões administrativas que levem em conta valores éticos, o respeito às pessoas, à comunidade, ao meio ambiente.”

Isso significa que a responsabilidade social é um requisito esperado pela sociedade em relação à empresa. 

Para aquelas que são de pequeno porte e acredita não ser possível trabalhar com responsabilidade social, aqui vai uma lista de dicas, algumas fornecidas pelo SEBRAE.

Contratação de mão de obra local

Contratar pessoas vinculadas a localização da empresa não só auxilia no desenvolvimento econômico da sociedade como também melhora as relações e valoriza pessoas.

Outra vantagem é que o tempo e custos de deslocamentos são menores, o que contribui para colaboradores mais motivados e produtivos.

Negocie com fornecedores que fazem parte da comunidade

Assim como os colaboradores, é interessante escolher trabalhar com fornecedores locais. 

Essa é uma forma de incentivar outras empresas pequenas presentes na região e ter um custo menor com transporte de produtos e matéria-prima.

Cumprimento das leis trabalhistas

A valorização do capital humano, mesmo que seja em uma empresa pequena, é fundamental.

Muito além do que uma obrigação legal, cumprir as leis trabalhistas e exercer os direitos dos colaboradores é uma ação de responsabilidade social.

Gestão de resíduos

Uma gestão de resíduos eficiente garante a preservação do meio ambiente e ainda incentiva a reciclagem de produtos.

Para tanto, vale manter um plano para o gerenciamento de resíduos na empresa para coleta e destinação adequada do lixo gerado.

Ações como essa valorizam a imagem da empresa perante o consumidor e a sociedade.

Práticas sustentáveis

Além da gestão de resíduos, é possível manter práticas sustentáveis na empresa visando a preservação do meio ambiente. 

Apesar de serem simples, fazem toda a diferença para a preservação da natureza e consumo de recursos naturais.

Essas práticas podem ser:

  • Substituir o uso de copos descartáveis por vasilhames próprios de cada colaborador;
  • Diminuir o número de impressões, optando por documentos digitais;
  • Utilizar folhas e materiais de escritório reciclados;
  • Conscientizar os colaboradores quanto ao consumo consciente de água e energia;
  • Trocar lâmpadas comuns por LED;
  • Aproveitar a iluminação natural;

Campanhas solidárias

Existem diversas instituições e organizações que atendem pessoas mais necessitadas. Uma ação interessante da responsabilidade social é organizar campanhas solidárias para apoiar essas instituições como coleta de agasalhos, de alimentos, medicamentos, dentre outras.

Quais os benefícios da responsabilidade social?

Mesmo que a responsabilidade social seja aplicada sem finalidade, a empresa sempre é beneficiada com essas ações.

Dentre as diversas vantagens, podemos destacar:

  • Fortalecimento da marca no mercado;
  • Atração de novos investidores;
  • Maior satisfação dos colaboradores;
  • Aumento da credibilidade no mercado;
  • Favorecimento de boas parceiras;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Redução de custos;

Na verdade, esses benefícios vêm naturalmente para a empresa, que aos poucos vai ganhando uma imagem positiva no mercado.

Como podemos ver, implementar responsabilidade social em pequenas empresas não é uma atividade complexa. Requer engajamento e participação dos colaboradores. 

É preciso ressaltar a importância da responsabilidade social não só para elevar a empresa, mas também para garantir o bem-estar social e ambiental.

Para trabalhar com um fornecedor que mantenha responsabilidade social para seus colaboradores, fornecedores e clientes, fale com a Impe.

O que achou deste conteúdo? Deixe um comentário, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades exclusivas.

Até a próxima!