Sem dúvida alguma, uma das maiores reclamações do consumidor quanto a todo o processo de venda é o atendimento pelo operador de caixa de supermercado. Em termos de estatísticas, de acordo com o portal Mercado & Consumo, no Brasil, cerca de 94% dos clientes entendem que um bom atendimento ao consumidor é fundamental para a fidelização.
Ao mesmo tempo, um estudo global realizado pela empresa Freshworks Inc. revelou que 77% dos consumidores buscam uma melhor experiência do usuário. E, estão dispostas a trocarem, até mesmo, informações pessoais por isso.
Em outras palavras, esses dados revelam que ainda há uma carência significativa na relação cliente x atendimento e que uma empresa inteligente deve voltar seus esforços para mitigar essa situação. Especialmente, no topo do ranking de reclamações sempre estão as interações com o caixa de supermercado. O que isso significa em termos práticos?
Principalmente, validar o ditado popular: “o cliente tem sempre razão”. Logicamente que dentro do limite da razoabilidade, sabendo-se que nunca devem ser toleradas violências de qualquer tipo, de ambos os lados. Mas dentro dos cenários comuns e cotidianos, buscar estratégias que forneçam as melhores experiências possíveis para o usuário dentro das lojas.
Quer entender melhor esse processo? Então, confira as dicas abaixo.
Capacitação de toda equipe de vendas, incluindo, o operador de caixa
Com toda a certeza, uma das formas principais de melhorar a relação cliente x atendimento é capacitando a equipe de vendas. E, por óbvio, isso inclui o operador de caixa. Fazer workshops, treinamentos periódicos e, acima de tudo, buscar alterar a mentalidade e a hostilidade que pode haver na relação com o cliente.
Com efeito, há uma natural hostilidade, se é que podemos chamar de natural, nesta relação. Talvez, provavelmente, porque, sem a correta capacitação possa haver uma sensação endógena de minimização da atuação da equipe pela clientela. Por isso, um dos papéis fundamentais do gestor inteligente é este: continuamente demonstrar a importância do trabalho exercido pelo funcionário.
Importante reforçar ao caixa de supermercado que não há vendas sem a operação do caixa. Porque isso motiva e valoriza o trabalho, criando a mentalidade necessária para a boa relação com o consumidor. Igualmente, reforçar que o atendimento ao cliente de maneira educada, simpática e respeitando as dúvidas e, também, reclamações é essencial para o bom funcionamento da própria loja.
Em terceiro lugar, é importante desencorajar comportamentos hostis, dentro da loja. Como gestor, por vezes, não se presta atenção a conversas paralelas ou comentários jocosos entre os funcionários a respeito de clientes que podem alimentar a conduta que se deseja eliminar. Portanto, manter uma conduta respeitosa não apenas na frente do consumidor.
Estabelecer metas e prêmios para o caixa de supermercado e funcionários em geral
Ainda mais, pode ser adotado, também, um sistema de premiação por bom comportamento, por boa atuação junto aos clientes. Porque mais que falar, é importante demonstrar que o trabalho do caixa de supermercado está sendo valorizado.
Além disso, permitir que os clientes não apenas reclamem, mas elogiem o bom trabalho realizado é de suma importância. E, acresça-se a isso, ter gestor reconhecendo este bom trabalho traz, a equipe como um todo, uma sensação de acolhimento e valorização. Seja como for, você pode estabelecer as seguintes formas de comunicação:
- Por meio do reconhecimento falado frente aos colegas;
- Com uma placa de funcionário do mês, da semana ou, até mesmo,
- Com um presente físico, uma lembrancinha. Pequenos gestos vão longas distâncias.
Manter um ambiente de trabalho profissional, mas tranquilo
Este é um tópico que pouco se fala, mas deveria ser mais discutido. Com efeito, muitas lojas têm ambientes de trabalho em que os funcionários se sentem envergonhados e maltratados. Deste modo, é importante reconhecer as regras, estabelecer horários, ter pulso firme quanto a ordem do funcionamento.
Contudo, não só, como também importante, é manter as linhas de comunicação abertas para as necessidades do funcionário. Visto que a novíssima ordem do trabalho descobriu que quanto mais estímulo se dá ao funcionário, mais ele veste a camisa da empresa. E, como resultado, as vendas disparam, prazos são cumpridos e a qualidade do trabalho, bem como a satisfação do cliente disparam junto.
Portanto, ficou no passado aquela ideia de que os funcionários são descartáveis ou têm de estar sob um regime de medo. Quanto mais estimulados forem e mais seguros estiverem, melhor será o resultado do trabalho. E isso se reverterá em vendas.
No que diz respeito aos operadores de caixa de supermercado, providenciar:
- Cadeiras acolchoadas;
- Ingestão de líquidos para evitar pernas e pés inchados (pois ficam muito tempo sentados);
- Pausas periódicas para ir ao banheiro;
- Manutenção dos equipamentos em dia, para que o cliente não se irrite e acabe reverberando o descontentamento dos funcionários;
Por isso é tão importante ter equipamentos da mais alta qualidade. Por exemplo, os balcões Check-outs | IMPE são os melhores da categoria e garantia no sucesso das vendas. Fabricado em diversas cores, e de materiais anti-manchas e inoxidáveis, os balcões de caixa da IMPE auxiliam na qualidade do trabalho do operador de caixa de supermercado há mais de 20 anos.
Desafogue e Automatize as filas
Por certo que nos supermercados de fora do país, os caixas automáticos já são uma realidade há diversos anos. Contudo, no Brasil, eles são uma certa novidade e passaram a fazer parte do cotidiano há, no máximo, 3 anos. No entanto, eles são de grande utilidade para alimentos rápidos, embalados e etiquetados adequadamente.
Porque o cliente pode fazer o procedimento sozinho, para produtos simples e isso diminui as filas e, por conseguinte, a irritação dos consumidores na loja.
Utilize Sistemas Operacionais específicos para o caixa de supermercado
Por fim, a quinta e última dica é não fornecer sistemas genéricos, isto é, programas de computador genéricos para os caixas de supermercados. Normalmente, as redes de lojas já têm sistemas universais, iguais em todas as lojas. E se não têm deveriam ter.
Isso é muito importante porque confere maior segurança, tanto para o funcionário quanto para a própria loja. Lembrando, sempre, que as funções do operador de caixa estão diretamente ligadas à automação e aos computadores. Por exemplo:
- Principalmente, realizar abertura e fechamento de caixa;
- Em segundo lugar, fazer controle financeiro;
- Ainda mais, controlar também o caixa;
- Emitir notas fiscais e dar trocos;
- Manejar o estoque.
Portanto, é uma das funções de maior seriedade no ambiente do supermercado e o operador de caixa deve ser tratado da mesma forma.
Então, conseguiu entender melhor as dicas para melhorar a relação entre o caixa de supermercado e o cliente da sua loja?
Fique atento aos nossos conteúdos de valor e entre em contato conosco em todas as suas necessidades de equipamentos e montagem de lojas! Estamos aguardando você.
Até a próxima! 😊