Uma loja de utilidades é uma boa opção de negócios e que está em evidência no mercado.
Principalmente por sua variedade de produtos e com soluções interessantes para presentear ou para utilizar em casa, é um segmento bastante atrativo.
Se você tem interesse em abrir ou investir em uma loja de utilidades, mas tem dúvidas sobre como iniciar o negócio, leia este artigo e veja o que é preciso para colocar seu projeto em prática. Boa leitura!
O que é uma loja de utilidades?
Uma loja de utilidades consiste em um estabelecimento que vende itens para o lar, atendendo as necessidades de cozinha, banheiro e demais cômodos da casa.
Os produtos vendidos em uma loja de utilidades são indispensáveis para manter o funcionamento de residência.
Trabalhando com produtos em vidro, metal, plástico e outros tipos, a loja de utilidades pode atender a diversos públicos, incluindo de classes econômicas diferentes.
É comum também que lojas de utilidades trabalhem com, além de itens domésticos, produtos de papelaria, brinquedos e até mesmo presentes.
O importante ao montar uma loja desse tipo é buscar uma diversificação do estoque para oferecer um ambiente atrativo e que atenda a todas as necessidades do cliente.
O que é necessário para montar uma loja de utilidades?
Quem possui espírito empreendedor, sonha em montar seu próprio negócio. Se gosta de itens interessantes para o cotidiano da casa e de apresentar inovações, uma loja de utilidades é uma excelente alternativa de negócio.
Assim como qualquer outro tipo de estabelecimento comercial, a loja de utilidades também precisa de planejamento, estratégias e ações que vão garantir sua abertura e atração de clientes.
Conheça algumas etapas para você montar sua loja de utilidades com facilidade e eficiência.
Investimento
Para montar uma loja de utilidades, assim como outros comércios, é preciso de investimento.
A identificação do montante necessário depende do tipo de produtos que a loja pretende vender, sua localização e até mesmo de sua estrutura física.
Apesar de muitos empreendedores iniciarem o negócio com capitais pequenos a grandes, estima-se que para montar uma loja de utilidades seja necessário um investimento de R$ 25 a R$ 60 mil reais.
Vale lembrar que parte desse capital é destinado ao estoque e montagem do espaço, mas é preciso se precaver também com custos adicionais, principalmente para a legalização da empresa.
Legalização
A legalização de uma loja de utilidades contempla os serviços de contabilidade para atuar na emissão do CNPJ, licenciamento junto à prefeitura, alvará de funcionamento, dentre outros itens.
É preciso também lembrar que para a legalização da loja, é preciso o recolhimento de impostos e contratação de funcionários, caso necessário.
Localização
A localização da loja de utilidades é fundamental para o sucesso do estabelecimento.
Geralmente, esse tipo de comércio vende produtos de baixo valor, logo o lucro é proveniente do volume de vendas realizadas.
Pensando nessa questão, a loja deve estar situada em um local de grande tráfego de pessoas e visibilidade, preferencialmente em uma rua comercial.
Diferenciais como fácil acesso e estacionamento próximo garantem maio clientela no estabelecimento.
Público alvo
Outro ponto importante para garantir o sucesso da loja de utilidades é conhecer o público alvo.
É importante avaliar o tipo de pessoas que frequentam a loja, como faixa etária, sexo, dentre outros fatores. Isso ajuda a direcionar produtos e promoções para o público que mais se sente atraído pelo negócio.
Outro ponto importante é a forma de pagamento mais comum, como débito, crédito, dinheiro, dentre outros. Entender esse fator permite direcionar esforços para atender o cliente também na forma de pagamento.
A identificação do público alvo também é importante para definir atividades de marketing, decoração, estoque e até mesmo conteúdo para redes sociais.
Produtos
Entendemos que uma loja de utilidades vende uma grande variedade de produtos com um preço diferenciado.
Logo, é possível aproveitar essas características no negócio e investir em produtos não só para utilidade doméstica, mas também brinquedos, papelaria, dentre outros. Existem lojas que possuem até produtos para pet.
O importante é selecionar fornecedores que possuem um bom portfólio de produtos para suprir suas necessidades. O preço que eles oferecem também é fundamental para verificar se são interessantes para o seu público alvo.
Instalações
Uma loja de utilidades necessita de equipamentos e mobiliário para iniciar sua operação.
Portanto, vale a pena criar uma lista do que será preciso para começar o atendimento da sua loja. Alguns desses itens são:
- Gôndolas;
- Prateleiras;
- Balcão de atendimento;
- Embalagens;
- Computador;
- Impressora fiscal;
- Máquina para cartão de crédito e débito;
- Telefone;
- Itens para decorar a loja, dentre outros;
Fachada da loja
A fachada da loja é a parte mais importante, pois, ela será responsável por atrair o cliente para conhecer os produtos.
Ela pode ser considerada o cartão de visitas, logo, precisa está com uma aparência bonita, atrativa e limpa.
É preciso verificar junto à prefeitura da cidade se é permitido utilizar sinalização externa como banners e cavaletes.
Entretanto, utilizar uma comunicação visual atrativa e interessante é uma ótima estratégia para chamar a atenção do cliente e despertar a curiosidade de entrar na loja.
Vitrine
A vitrine é outro ponto de atenção para uma loja de utilidades. Nela é possível criar um cenário bonito e inspirador para o cliente, que vai despertar seu desejo de conhecer mais sobre o estabelecimento.
Para montar uma vitrine atrativa, é preciso manter o espaço com uma iluminação adequada, trabalhar com o padrão de cores e manter a troca e posicionamento dos produtos de forma estratégica.
Em datas comemorativas, pode-se utilizar a temática para criar ambientes atrativos e que podem contribuir para o aumento das vendas.
Controle de estoque
Para uma loja de utilidades o controle de estoque é um dos pontos importante para o sucesso do negócio.
Um controle eficiente garante que a compra desnecessária de produtos de baixa saída como também a reposição rápida de itens de alta procura, evitando que o cliente não encontre o que procura.
A gestão de estoque também é importante para possibilitar promoções de itens estocados e até mesmo influenciar na tomada de decisão sobre expansão do negócio e investimento em outros produtos.
O mercado oferece diversas soluções para controle de estoque que são integradas com os processos de venda para baixa imediata de produtos.
Manter também um processo de inventário é interessante para manter o controle de estoque mais assertivo.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para que você inicie sua loja de utilidades com sucesso e lucratividade. E conte com a Impe para as instalações da sua loja de utilidades. Monte sua loja de utilidades com a Impe!
Conte com a IMPE para montar sua loja de utilidades
A Impe é uma empresa especializada em gôndolas e mobiliário comercial que atende diversos segmentos de mercado, levando produtos para todo o Brasil.
Seu estoque de produtos garante soluções completas para montar uma loja de utilidades em grande estilo, incluindo de forma personalizada.
Antes de montar sua loja de utilidades, conheça as soluções da Impe.
O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!