O atacarejo é um modelo de negócio bastante difundido no mercado.

Criado para atender a diversos tipos de públicos, esse tipo de comércio já faz parte da lista de compras do consumidor.

Neste artigo falaremos um pouco sobre o que é o atacarejo, as vantagens e desafios desse modelo de negócio que vem chamando a atenção da clientela.

Tenha uma excelente leitura!

O que é um Atacarejo?

O atacarejo é um tipo de comércio que une duas práticas comerciais, que são o atacado e o varejo.

A ideia de unir essas duas práticas visa atender não só o público que busca uma quantidade maior de produtos como também o consumidor de varejo que busca por boas condições de compra.

Basicamente, podemos considerar como atacarejo um supermercado que atende às duas práticas oferecendo:

  • Preços mais baixos;
  • Maior volume de vendas;
  • Variedade reduzida de produtos;
  • Preços diferenciados para as duas modalidades.

A questão da diferenciação de preços por modalidade é praticamente o que define a forma de venda do atacarejo.

O valor unitário do produto pode ser maior quando o mesmo é adquirido em maiores quantidades. Ou seja, quanto maior a quantidade de produtos, menor o preço.

O Brasil apresenta um grande crescimento do setor de atacarejo. Uma pesquisa realizada pela ABAAS (Associação Brasileira dos Atacadistas e Autosserviço), o segmento obteve em 2020 um faturamento de 130 bilhões de reais, o que representou um aumento de 27,6% em relação a 2019.

Um dos fatores que contribuem para esse aumento é a oferta de preços bem mais competitivos quando comparados a supermercados convencionais. Considerando a busca por menores preços e alta de alimentos, o mercado de atacarejo tende a subir mais nos próximos anos.

Vantagens de se investir em Atacarejo

O modelo de atacarejo pode ser um bom investimento. Mesmo mantendo o padrão de vendas do atacado, esse setor consegue atrair bastante clientes.

Para a maioria dos produtos, adquirir maior quantidade para ter menor preço pode ser uma vantagem no momento de fechar a compra mensal de supermercados.

O comerciante consegue uma boa lucratividade, garantindo uma renda previsível, além de ter condições melhores para adquirir produtos diretamente com seus fornecedores.

Ainda existem outras vantagens de se investir em um atacarejo como:

  • Redução do custo com o espaço:

Tanto o local de estoque quanto as gôndolas para comercialização de produtos são situados em um mesmo espaço.

Assim, não é preciso trabalhar com espaço distintos. Outro ponto é que o custo com pessoal também diminui, já que não é necessário profissionais designados para estocagem e área de vendas.

  • Menor custo com transporte:

O modelo de atacarejo não necessita de transporte de mercadorias já que oferece tudo em um mesmo lugar. 

Essa redução de custo com transporte pode ser aplicada tanto na transferência de produtos entre unidades como no valor do frete oferecido pelo fornecedor.

  • Fluxo logístico com menor custo:

Por condensar logística e venda em um só lugar, o fluxo total de logística, que envolve transporte, embalagens, colaboradores e outros, é reduzido. 

Isso garante uma operação logística mais enxuta, otimizada e mais barata.

Quais os desafios do Atacarejo?

Como todo negócio, o atacarejo também apresenta desafios. Um dos principais é a comercialização de produtos perecíveis e FLV (frutas, verduras e legumes).

Muitos atacarejos comercializam esses produtos em maior volume, dificultando a saída diária.

Logo, a reposição não possui recorrência, justamente para evitar perdas. Isso caracteriza uma limitação do rol de mercadorias oferecidas, o que pode não ocorrer em supermercados tradicionais.

Outro ponto é a diversificação de serviços. Muitos consumidores desejam aliar o preço com a experiência de compra. Devido à limitação de alguns tipos de produtos, o atacarejo pode não atender públicos específicos.

Uma solução é estudar o mercado e a viabilidade de oferecer produtos diferenciados sem comprometer o processo de precificação.

Por fim, outro desafio são as opções de pagamento. Muitos atacarejos iniciaram suas operações trabalhando somente com dinheiro e débito.

Considerando que o cliente de varejo, na maioria das vezes, utiliza cartão de crédito, o modelo de atacarejo teve que se adequar a essa forma de pagamento.

Isso possibilita ao estabelecimento trabalhar com uma boa taxa operacional para pagamentos a prazo sem comprometer a sua margem de lucro com preços diferenciados.

Algumas redes já inovaram nessa questão e criaram o próprio cartão da loja. Além de oferecer benefícios ao cliente como preços diferenciados e prazos mais estendidos, é uma forma de conseguir taxas menores para esse tipo de operação.

Agora que você já entende o que é um atacarejo, as vantagens e desafios da gestão desse tipo de negócio, veja como a Impe pode auxiliar na montagem do seu estabelecimento.

Impe é especialista em instalações para Atacarejo

A Impe é uma empresa especializada em gôndolas e mobiliário comercial que está pronta para atender diversos segmentos de mercado.

Seu estoque de produtos atende a todas as necessidades de um atacarejo, fornecendo gôndolas, balcões, prateleiras e outro tipo de mobiliário que vai facilitar a exposição dos seus produtos.

Se pretende montar um atacarejo, venha conhecer o catálogo de produtos da Impe.

Gostou desse conteúdo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!