Com toda a certeza, os equipamentos para supermercado são os elementos mais importantes na execução de um projeto de montagem ou abertura de loja, não é mesmo? Afinal, o que seria de um supermercado sem equipamentos?
É até cômico imaginar entrar em uma loja e se deparar com um ambiente desprovido de caixas de checkout, fatiador de frios, moedor de carnes e por aí vai. De fato, sequer vai parecer um supermercado mesmo. E, vai comprometer as vendas, assustar o público e, ao final, acabar fechando as portas.
Então, se você pensa em abrir uma nova loja de supermercado, deve estar atento a todos os equipamentos necessários. Não apenas aos equipamentos tradicionais e usuais, mas a todos os lançamentos mais modernos, que podem atrair o público e elevar o ticket médio da loja. Vamos lá?
Principais benefícios dos equipamentos para supermercado
Dentre os principais fatores que levam ao sucesso de um empreendimento estão os equipamentos para supermercado. Uma loja bem equipada transmite segurança de um estabelecimento estruturado, assim como favorece outros pontos, tais quais:
- Otimiza o tempo para realização de tarefas;
- Automatiza os processos internos;
- Permite o crescimento da produtividade dos funcionários;
- Otimiza o estoque;
- Acelera as vendas e aumenta as vendas, por conseguinte e,
- Fideliza a clientela;
Decerto que quando um cliente entra em uma loja bem equipada, com o maquinário em perfeito estado de manutenção e limpo, há uma imediata sensação de confiança. E, desta forma, fica mais fácil estruturar campanhas de marketing, estratégias e ações de venda para atrair mais público ainda.
Vejamos, então, a seguir quais são os principais equipamentos que não podem faltar em sua loja. Acompanhe!
Equipamentos para supermercados: Gôndolas e Prateleiras
Nós da IMPE fizemos uma série de artigos sobre esse tema, que demonstram a importância das gôndolas e prateleiras em um supermercado. Como mencionamos, a distribuição estratégica de produtos pode, sozinha, alavancar as vendas.
Leia também: “Saiba como as gôndolas para lojas podem auxiliar nas vendas de um comércio” (Aguardando aprovação do texto para inserir o link)
De maneira geral, as gôndolas fazem parte de ações intrínsecas de marketing chamadas “distribuição estratégica”. Nesse sentido, essa estratégia significa posicionar os produtos de maneira preconcebida nas prateleiras da gôndola, de modo a representar produtos de alto giro e baixo giro, na loja. E, por conseguinte, induzir as vendas.
Além disso, existe uma outra estratégia de marketing chamada “cross selling” e “cross merchandising” que consiste em posicionar produtos combinados com o intuito de induzir o cliente a um raciocínio lógico em torno da união de tais produtos. Por exemplo, posicionar um pacote de macarrão ao lado de uma caixa de molho de tomate.
Balanças
Sem dúvida, um dos primeiros equipamentos que vem à mente quando se fala de supermercados são as balanças. Aliás, há diversos tipos de balança em uma mesma loja, como as que seguem abaixo:
- Balança de etiquetagem: bastante conhecida do cliente por ser a balança em que se coloca o produto e ela pesa e imprime a etiqueta com o preço;
- Balança de checkout: utilizada apenas para pesar o produto. Muito comum em setores de hortifruti ou padaria, para conferir a gramatura dos artigos;
- Balança computadora: calcula automaticamente o preço final dos produtos de forma rápida e precisa;
Além dessas, ainda há a balança plataforma, utilizada tanto na área interna do supermercado quanto no salão, com os clientes. E, a balança pesadora. Esta última é obrigatória em locais que não têm as chamadas ilhas de pesagem. Isto é, as balanças de checkout, comuns nos setores de açougue e frios, por exemplo.
Um adendo que deve ser feito acerca das balanças é sobre a legislação vigente exclusiva para este item específico. Vejamos:
A Lei da Balança em equipamentos para supermercados
De fato, a Lei Nº 8041/18, prevê a obrigatoriedade de balanças pesadoras nos salões dos supermercados. Com o intuito de evitar que os consumidores sejam lesados, a lei guarda determinações específicas, como ao menos 2 balanças no ambiente. Além disso, a lei prevê, igualmente que as etiquetas contenham dados obrigatórios, como:
- Primeiramente, a descrição do produto;
- Em seguida, os ingredientes usados para fabricar o produto;
- Também, a tabela nutricional;
- Ainda mais, a data de validade e de pesagem (se forem datas diferentes);
- Preço da unidade ou do quilo;
- Preço final;
Equipamentos para supermercado: caixa Registradora
Outro equipamento que pode ser considerado como um símbolo dos supermercados é a caixa registradora. Por certo que a função é de conhecimento geral: registrar os produtos, calcular o valor final da compra, calcular o troco e emitir a nota fiscal.
Além disso, a caixa registradora pode ser automatizada e ligada a um software de computador, mais ágil e sofisticado. E, que confira maior segurança aos próprios operadores de caixa.
Equipamento para Supermercados: balcão Refrigerador
Em terceiro lugar, outro equipamento que não pode faltar dentro de um supermercado são os balcões refrigerados. Por óbvio, eles servem para todas as necessidades de refrigeração de produtos, como os frios, queijos, congelados e tantos outros.
Existem diversos tipos de balcões refrigerados, como os abertos ou fechados. Ainda, os balcões econômicos, com diferentes tipos de fluidos refrigerantes que são mais sustentáveis e protegem o meio ambiente. E, também, os balcões cujo degelo é inteligente ou a gás quente.
Outros equipamentos para supermercado
Com efeito, existem centenas de equipamentos necessários para supermercado e pormenoriza-los em um artigo seria quase impossível. Portanto, é fundamental que sejam discriminados os mais imprescindíveis, de modo a que seja possível analisar a necessidade individual de cada loja.
- Carrinho de compras
- Cervejeira
- Leitor código de barra
- Expositor vertical para congelados, bebidas e/ou carnes
- Forno industrial;
- Bancada refrigerada inox;
- Batedeira
- Cortador de frios
- Moedor de carne
- Assadeiras
- Ar-condicionado
Decerto que estes são apenas alguns dos tipos de equipamentos para supermercado. Talvez, provavelmente, os mais importantes e os mais utilizados. Contudo, cada loja tem sua necessidade particularizada e seu público particularizado. Portanto, é fundamental permitir que profissionais habilitados projetem as melhores soluções para a sua loja.
A IMPE está há mais de 20 anos no mercado e tem estrutura para montagem completa de equipamentos para supermercado. Enviamos projetistas e arquitetos capazes de otimizar seu espaço e conseguir o melhor design possível para atrair clientes e alavancar as vendas. Entre em contato conosco e peça um orçamento!
Até a próxima! 😊