As gôndolas são um dos principais mobiliários presentes no supermercado, já que sua finalidade principal é expor os produtos de maneira organizada.
Entretanto, muito mais do que simplesmente dispor as gôndolas formando corredores, é possível distribuí-las de forma estratégica para aumentar as vendas.
No artigo de hoje falaremos como as gôndolas podem auxiliar na exposição dos produtos em um supermercado e como podem ser posicionadas estrategicamente para aumentar as vendas e atrair mais clientes. Boa leitura!
A importância das gôndolas em um supermercado
As gôndolas de supermercado são prateleiras destinadas à acomodação de produtos para que sejam encontradas pelo cliente.
Por serem móveis versáteis, elas podem ser utilizadas para a exposição de diversos tipos de produtos.
Podem ser utilizadas também para a montagem de corredores específicos divididos em categorias, para que o cliente possa encontrar o que precisa com mais facilidade.
Apesar da organização das gôndolas parecer simples, existem estratégias que garantem um aproveitamento melhor desse mobiliário para o aumento das vendas.
Vale lembrar que dentro de um supermercado, o consumidor pode tanto seguir uma lista de compras como efetuar a compra de produtos por impulso.
Para os dois casos, a organização das gôndolas pode influenciar diretamente, tanto pela facilidade de encontrar o produto como por manter informações interessantes, como, por exemplo, o preço.
Com o comportamento do consumidor atual, as gôndolas passaram a ser aliadas na disposição eficiente de produtos. Hoje, o consumidor busca conforto e praticidade para realizar suas compras.
Se essas características não forem atendidas, a probabilidade de ele mudar de fornecedor é grande. Por isso, muitos supermercados já investem em iluminação, climatização e até sonorização, par que o cliente se mantenha mais tempo no estabelecimento.
Mas não basta só manter esse tipo de conforto. As gôndolas também precisam garantir a distribuição efetiva de produtos para que ele possa ter facilidade para encontrar o que busca como decidir por marcas e preços.
Como foco nessa organização, deixaremos algumas dicas de planejamento para dispor as gôndolas estrategicamente no supermercado.
Dicas para distribuir os produtos adequadamente nas gôndolas em um supermercado
A definição de um layout otimizado para as gôndolas de supermercado facilita a disposição dos produtos divididos por categorias.
O layout também favorece a distribuição dos produtos por marcas e preços em cada gôndola.
Veja agora algumas dicas para criar um layout eficiente para distribuir os produtos entre as gôndolas de maneira estratégica.
Analise seu espaço físico
Independente da dimensão do espaço físico, é importante estudar o espaço para avaliar a quantidade de produtos para exposição, bem como a dimensão de mercadorias.
Se o espaço for muito pequeno, não é interessante expor grande quantidade de produtos para que não passe a sensação de um ambiente saturado.
Em alguns casos também é importante cuidar da iluminação e utilizar espelhos para manter a amplitude do local.
Mantenha itens diferenciados em destaque
Produtos mais atraentes e com potencial para chamar a atenção do público devem ficar em destaque.
Geralmente a parte central superior das gôndolas são chamadas de “área nobre”, porque mantêm alinhamento direto com o campo de visão do comprador.
Essa área é ideal para manter em exposição produtos que agregam maior lucratividade ao supermercado, como produtos de marcas famosas e de valores mais elevados.
Organização dos produtos de alto giro
Os produtos de alto giro são aqueles que possuem menor margem de lucro, mas que possuem grande saída.
A localização ideal para esses produtos na gôndola deve ser nas partes inferiores das prateleiras.
Além de serem de fácil acesso para o cliente, eles não concorrem com os produtos alocados nas áreas nobres.
Produtos para crianças
Os produtos para crianças são grandes incentivadores de compras. Muitos pais levam seus filhos para as compras, logo, eles também encontrarão produtos de interesse.
O ideal é que esses produtos fiquem ao alcance das crianças para que elas sejam atraídas. Chocolates, doces, biscoitos e produtos com embalagens coloridas devem ficar em prateleiras mais baixas.
Sentido direita-esquerda
Como os clientes tendem a se movimentar nos supermercados no sentido da direita para a esquerda, produtos de maior giro também devem seguir esse sentido.
O ideal é que eles fiquem expostos nas gôndolas sempre a direita, para que possam chamar a atenção do cliente durante sua movimentação.
Sinalização
A sinalização tem o objetivo de orientar o cliente quanto à circulação. Portanto, ela deve ser clara para garantir que o trânsito seja eficiente.
Além disso, é importante sinalizar as categorias, para que o cliente saiba aonde ir para encontrar o que precisa.
Produtos em promoção
Os produtos que estão em preços promocionais podem ser destacados com focos de iluminação, placas sinalizadoras ou até mesmo locais fixos para produtos de promoção sazonal.
Quando o cliente está acostumado com o layout do supermercado, ele saberá que aquele determinado local é destinado a promoções, então as gôndolas estarão sempre expondo produtos nesta categoria.
Pontos de organização das gôndolas
Como vimos acima, a disposição dos produtos na gôndola também deve ser feita de modo estratégico para facilitar as compras do cliente e aumentar as vendas.
Para tanto, cada prateleira de uma gôndola é um ponto específico de organização dos produtos. Veja a seguir:
- Acima da cabeça: produtos de menor interesse do público e para as vendas do supermercado;
- Altura dos olhos: considerada a área nobre, é ideal para produtos de maior valor;
- Linha da cintura: ideal para produtos de alta procura pelos clientes;
- Abaixo da cintura: indicado para produtos de alto giro e de menor valor;
- Chão: Produtos pesados e aqueles vendidos em fardos;
Outra opção para melhorar o visual e atrair produtos é sempre manter a exposição no sentido vertical, para que o cliente possa identificar melhor o produto, mesmo a uma distância mais longa.
Essas são algumas dicas simples, mas que podem favorecer a distribuição de produtos nas gôndolas e aumentar a movimentação e a lucratividade do supermercado.
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Até a próxima!