As vendas em datas comemorativas são ótimos períodos para alavancar o faturamento de um estabelecimento. Estima-se que o Dia das Mães, por exemplo, é uma época em que o número de vendas pode ficar equitativo ao Natal.

Para tanto, é preciso manter um planejamento para aproveitar datas comemorativas, principalmente aquelas que já são campeãs de vendas e preparar promoções bastante atrativas.

Continue sua leitura e veja 5 dicas para aumentar as vendas em datas comemorativas e aproveitar esse período para impulsionar a lucratividade da sua loja.

Aproveite sua leitura!

 

 

Por que as datas comemorativas são importantes para impulsionar as vendas?

 

As datas comemorativas são aquelas em que todos buscam produtos especiais, sejam para presentear a quem se ama ou para adquirir para si mesmo. Existem pessoas que já ficam ligadas em promoções de datas comemorativas para aproveitar um bom preço.

Outro fator também é a questão da influência. Épocas como o Natal induzem as pessoas a consumir mais, sejam em presentes ou itens de época. E no Brasil temos uma infinidade de datas que podem ser exploradas como Dia das Mães, Namorados, Crianças, dentre outras.

Apesar serem consideradas vendas de momento, as datas comemorativas não só aquecem a economia como também contribuem para a lucratividade do estabelecimento. É comum que algumas lojas contratem funcionários temporários para auxiliar na demanda.

Entretanto, com a ampla concorrência de mercado, especialmente nas datas comemorativas, é preciso tomar medidas não só para aproveitar esse período, mas também se sobressair em meio aos concorrentes.

Para tanto, conheça agora 5 dicas que vão contribuir para as vendas em datas comemorativas da sua loja e garantir um bom faturamento para o caixa.

 

5 dicas para vendas em datas comemorativas?

 

Como toda ação de marketing, o planejamento é fundamental. Afinal, é preciso determinar estratégias eficientes e uma campanha lucrativa.

Já que o planejamento é a base de tudo, veja 5 dicas para facilitar a programação das datas comemorativas e impulsionar as vendas.

 

1-     Calendário de datas comemorativas

Existem em nosso calendário diversas datas comemorativas que podem ser exploradas para promoções de venda.

O ideal é utilizar o chamado marketing sazonal e criar um calendário próprio com o mapeamento de todas as datas comemorativas do ano.

É claro que existem datas tradicionais como Natal e a famosa Black Friday. Mas existem outras datas interessantes, especialmente aquelas ligadas diretamente ao nicho da loja, que podem ser aproveitadas para gerar campanhas de sucesso.

 

2-     Planejamento de estoque

As vendas em datas comemorativas precisam estar previstas no estoque. Logo, a falta de produtos pode deixar o consumidor frustrado e gerar perdas de negócios.

Para tanto, é preciso planejar o abastecimento do estoque, principalmente de produtos que possuem maior saída.

O ideal é manter sempre o inventário atualizado para garantir que o estoque não fique com produtos empatados, mas também não sofra escassez.

 

3-     Promoções atrativas

Criar promoções atrativas é uma boa forma de se destacar na concorrência e impulsionar as vendas em datas comemorativas.

Vale a pena investir em brincadeiras, sorteios e até mesmo a oferta de brindes especiais para compras acima de determinado valor.

Promoções do tipo compre 1 e leve 2 também são bastante atrativas, especialmente em épocas como Natal, onde a necessidade de consumo é maior.

Vale lembrar que é preciso efetuar um planejamento para que alguns tipos de ofertas não gerem prejuízos para o faturamento.

 

4-     Preparação da loja

Além da decoração temática que remete ao tema da data comemorativa, é preciso organizar o espaço da loja para esperar um movimento mais intenso do que o normal.

Logo, é importante manter uma sinalização adequada para que os produtos sejam fáceis de serem encontrados e haja espaço suficiente para a circulação de pessoas.

Datas como Natal, por exemplo, podem requerer funcionários extras para apoiar nas demandas. E ainda em relação aos funcionários, é preciso que todos estejam alinhados com as estratégias da campanha de vendas em períodos especiais.

 

5-     Divulgação

A divulgação assertiva é outro ponto importante para aumentar as vendas em datas comemorativas.

Além da própria temática da loja e anúncios físicos no próprio estabelecimento, vale publicações e chamadas nas redes sociais e canais de comunicação digital sobre as promoções sazonais.

Para lojas que mantém contato com clientes via WhatsApp, por exemplo, pode criar listas de transmissão segmentadas para enviar comunicados sobre promoções especiais em datas comemorativas.

 

Essas foram apenas algumas dicas para impulsionar as vendas em datas comemorativas que podem aumentar a lucratividade da loja nesse período. Para tanto, planejar essas estratégias com antecedência vão garantir ainda mais assertividade para as campanhas sazonais.

Comece agora mesmo a criar seu calendário de datas temáticas e planejar campanhas eficientes para aumentar as vendas em datas comemorativas do seu estabelecimento.

 

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Até a próxima!