Geralmente uma loja de materiais de construção passa a ideia de um lugar abarrotado de mercadorias e que atende somente a um público específico.

A verdade é que o estabelecimento também pode ser um local agradável e atrativo para as compras.

Continue com a gente neste artigo e veja algumas dicas para deixar sua loja de materiais de construção com um visual de destaque para seus clientes.

 

A importância de um visual diferenciado em uma loja de materiais de construção

As lojas de material de construção eram comumente chamadas de depósitos, justamente por ter um visual poluído, com inúmeros tipos de mercadorias.

A impressão é de um local onde o acesso à mercadoria é difícil e sempre há necessidade de contar com a ajuda de um vendedor.

Com um consumidor moderno e mais exigente, o conceito de depósito ficou no passado e a maioria dos clientes preferem uma loja com corredores organizados para realizarem suas compras.

Vale lembrar que o público feminino também está cada vez mais presente nesse segmento, e elas também preferem lojas mais atrativas para facilitar a escolha de seus produtos.

Logo, podemos concluir que o visual de loja de materiais de construção é fundamental para a atração de clientes.

A boa notícia é que existem algumas técnicas que podem auxiliar no desenvolvimento de um layout harmonioso e atrativo, que vai proporcionar ao cliente uma boa experiência de compra.

Veja algumas dicas para incrementar o visual da sua loja de materiais de construção a partir do próximo tópico.

 

Como inovar o visual de uma loja de materiais de construção?

Um layout limpo, organizado e que facilite o tráfego de clientes é muito importante para fidelizar o cliente de uma loja de materiais de construção.

Entretanto, é preciso um planejamento, pois, para esse tipo de mudança é preciso não só estudar as melhores opções como realizar algum investimento.

É importante lembrar que todo esforço para mudar o visual da loja será decisivo para a compra do cliente. 

Pensando nisso, deixaremos algumas dicas para inovar o visual da sua loja de materiais de construção e manter o ambiente convidativo.

Fachada da loja

A fachada é o cartão de visita de qualquer loja e para aquelas que trabalham com material de construção não é diferente.

O cliente deve se sentir convidado a entrar no estabelecimento e também ter a confiança de que ali poderá resolver seu problema.

Portanto, cuidar da fachada é o primeiro ponto para a organização da loja. Para isso, é importante considerar alguns fatores:

  • Legislação da cidade: Verificar se existe restrição de cores e processos de divulgação, seja por banners ou estilo cavaletes;
  • Cores: O ideal é aplicar as cores correspondentes à identidade visual da loja;
  • Limpeza: Uma fachada limpa estimula o cliente a visitar o estabelecimento. Isso vale também para evitar a poluição visual;
  • Tecnologias de divulgação: Vale apostar em plotagens e até mesmo em painéis eletrônicos;
  • Comportamento do cliente: É importante analisar o comportamento dos clientes para identificar o que mais atrai sua atenção;

 

Circulação de pessoas

Outro ponto importante no layout da loja de materiais de construção é as áreas de circulação.

O cliente precisa caminhar de maneira fluida entre corredores e prateleiras, sem se deparar com gargalos ou obstáculos.

Para facilitar a circulação, é interessante sinalizar a loja e os corredores, permitindo um número razoável de pessoas sem tumultos.

Organização de produtos

Os produtos da loja de materiais de construção devem ser organizados por categoria.

Isso facilita a localização do produto desejado não só pelo cliente como também pelos colaboradores, em caso de atendimento ao balcão.

Além das categorias, é importante organizar também por subcategorias, mantendo produtos usados para o mesmo fim em proximidade.

Exposição de mercadorias

Ao expor a mercadoria nas gôndolas e prateleiras é preciso ter alguns cuidados, como manter rótulos e preços em evidência e de acordo com o campo de visão do cliente.

Isso facilita a identificação do produto e permite que o cliente tenha acesso fácil ao preço, para não precisar recorrer a um colaborador.

Iluminação do ambiente

Manter uma iluminação adequada também é outro atrativo para clientes na loja. O cliente se sente mais à vontade e facilidade para buscar o que precisa.

Alguns pontos específicos da loja que possuem mercadorias de maior destaque podem receber iluminação especial para ficarem em maior evidência.

Decoração

Um dos pontos de uma loja de materiais de construção que atraem clientes é o showroom

Esse espaço serve para expor produtos e despertar a inspiração do cliente para alguma ideia de decoração.

Logo, para implementar esses espaços, é interessante manter parcerias com decoradores e designers para criar ambientes criativos e inspiradores.

Limpeza e organização

Em uma loja de materiais de construção é comum que os clientes toquem em produtos. Então, é importante manter a mercadoria limpa e organizada para manter uma boa impressão para o cliente.

Objetos e prateleiras limpos destacam as propriedades do produto, e mantê-los organizados facilita a visualização do cliente, servindo até mesmo de inspiração para seu uso.

Jornada do cliente

Analisar a jornada do cliente dentro da loja é outro fator importante para incrementar o visual. 

Produtos mais procurados e de menor complexidade devem ficar em destaque para que o cliente encontre com facilidade. 

Já produtos mais complexos para o cliente podem ficar próximos ao balcão, para que ele receba orientação do vendedor.

Lojas de material de construção costumam trabalhar com produtos de grande volume, como caixas d ‘ água, por exemplo. Esse tipo de produto deve ficar em locais que não atrapalhem a circulação de clientes.

Assim como em supermercados, as gôndolas próximas ao caixa podem receber pequenos itens que são comprados de última hora como pilhas, fitas colantes, baterias, dentre outros.

Experiência do cliente

Além da jornada do cliente, é importante avaliar a experiência de compra que o cliente terá na loja.

Para tanto, é importante analisar o posicionamento de produtos, principalmente aqueles que o cliente gosta de tocar.

Também é importante verificar se todos os preços estão sendo demonstrados de forma adequada.

Trabalhar com um sistema de gestão eficiente para facilitar o fechamento do pedido, orçamento e compras é outro ponto fundamental.

As opções de pagamento também são diferenciais na hora da compra, como cartão de crédito, boleto, dentre outros. É preciso também organizar a emissão de notas fiscais e cupons não fiscais.

Esperamos que essas dicas sejam uteis para que você inove o visual da sua loja de materiais de construção e aumente suas vendas.

 

Impe garante instalações para loja de materiais de construção

A Impe é especialista em instalações comerciais, atendendo também às necessidades de loja de material de construção.

Sua linha de produtos conta com vitrines, gôndolas, expositores e até mesmo expositores especialmente desenvolvidos para pisos.

Garanta a montagem da sua loja de materiais de construção com a Impe.

Esse conteúdo te ajudou? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!