A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala em farmácias é a típica organização da vitrine expositora. Isto é, a distribuição de produtos nas gôndolas, a seção de cosméticos, a bancada de remédios. Todas essas áreas de uma farmácia são muito sui generis no modo de apresentar os produtos. Isto é, tem um certo modo padrão de existirem.
Por exemplo, a área comum da farmácia, com produtos de higiene, remédios sem prescrição, artigos infantis, como fraldas e pomadas, etc, normalmente, tem mobiliário típico, não é mesmo? Gôndolas de médio tamanho, na parte central da loja, ou seja, abaixo da altura dos olhos. Ao mesmo tempo em que nas laterais, os expositores são até o teto e fixos.
Ainda mais, na área de remédios, propriamente dita, com balcões típicos, preferencialmente de elevada qualidade e durabilidade, com os Balcões IMPE, uma das marcas mais consagradas do mercado. Por último, as gôndolas maiores para remédios, atrás desses balcões dos farmacêuticos.
Sem dúvida, por vezes, já estamos tão acostumados a esse modelo que não ponderamos se pode ser otimizado. E a resposta é simples: Sim! Tudo pode ser melhorado, na busca constante de potencializar as vendas. Então, se a sua farmácia já tem um bom faturamento, isso significa dizer que o céu é o limite. Já, por outro lado, se a farmácia está um pouco mal das pernas, você precisa correr atrás do tempo perdido para atrair clientela qualificada.
Seja como for, este artigo irá acrescentar ao seu nível de conhecimento e expertise. E, como um gestor de varejo perspicaz, está sempre em busca de novas estratégias para duplicar as vendas e fidelizar o shopper. Então, vamos lá conhecer as principais dicas para dar aquele upgrade na sua vitrine expositora e alavancar as vendas da farmácia? Confira!
Exposição de produtos de alta demanda e giro na vitrine expositora
Logo em primeiro lugar, um dos tópicos que mais causa confusão. Nesse sentido, o que você acha? Produtos de grande circulação e demanda devem ficar logo na entrada da loja, não é mesmo? Afinal, são o carro-chefe e o cliente tem que ter acesso imediato. Concorda?
Errado! O raciocínio não é esse. Porque o objetivo é estimular a venda, fazer o usuário ter uma experiência positiva na loja e, por óbvio, ter contato não só com o produto de alto giro, mas todo o catálogo da farmácia. Então, o correto é colocar os produtos de maior giro no final da loja, para forçar o cliente a entrar e circular pelo ambiente.
Desse modo, você pode utilizar de tantas estratégias quanto necessárias para influenciar a venda de outros produtos. Entendeu?
Posicionamento dos produtos de alto ticket nas gôndolas
Em seguida, tendo em vista que o objetivo principal sempre é a alavancagem do faturamento da loja, a atenção deve ser destinada aos produtos de elevado ticket. É muito comum, principalmente, no setor de cosméticos da farmácia, nos depararmos com produtos de valor alto lá embaixo na gôndola, pegando pó e esquecidos.
Por óbvio, os produtos mais caros, com possibilidade de saída, têm de estar à vista do cliente, na altura dos olhos.
Bom, de fato, existe uma diferença entre produtos caros de baixo potencial para circulação e produtos caros em que há público para venda. Assim sendo, o importante neste ponto é conhecer seu público-alvo, sua clientela.
Certamente que lojas populares não podem dar destaque ou engendrar esforços em torno de produtos de alto valor. Em contrapartida, lojas boutique e as localizadas em bairros de maior poder aquisitivo não só podem como devem fazer ações de venda que explorem esses produtos.
Então, se o público da sua loja for qualificado para produtos de maior valor, posicione-os nas gôndolas na altura dos olhos sempre. Além de personalizar o atendimento em torno deles, capacitando a equipe e destacando funcionário específico para o atendimento em torno desses produtos.
Importância das Pontas da Gôndola de Vitrine Expositora
Em terceiro lugar, mas não menos importante, as pontas das gôndolas ficaram definidas como o melhor lugar para promoções e cartazes de promoções. Com efeito, as pontas das gôndolas são, principalmente, lugar de passagem, em meio aos corredores e, assim, têm ótima visibilidade.
Além disso, as pontas das gôndolas também acabam sendo um lugar que chama muita atenção. Portanto, é importante que fique totalmente preenchida com produtos e com reposição sempre em dia.
Classificação das mercadorias nas gôndolas das vitrines expositoras
Embora pareça óbvio, é muito fácil entrar em uma farmácia qualquer, mesmo as mais bem estruturadas e modernas, e notar um cliente perdido ou perguntando ao caixa onde é o setor x, y ou z. Isso significa dizer que os produtos não estão bem classificados nas prateleiras da vitrine expositora, e isso é mais comum do que parece.
Portanto, sempre sinalize os setores e discrimine as marcas corretamente. Além disso, não separe produtos de mesma categoria em prateleiras diferentes. Este, com efeito, é outro erro muito comum.
Produtos semelhantes têm, por obrigação, de estar próximos um do outro. Dar ao cliente opções de compra com produtos de marcas competidoras e preços similares, com pouca economia entre eles, promove a sensação de economia e poder de escolha ao consumidor. Mas mantém o faturamento alto.
Por último, é importante diferenciar as embalagens por tamanho, isto é, as menores nas prateleiras mais altas e as maiores, mais abaixo. Isso equilibra o posicionamento e faz parecer que todos os produtos na vitrine expositora têm a mesma porcentagem de exposição.
Viu como pensar estrategicamente na exposição de produtos na vitrine expositora pode fazer toda a diferença em suas vendas?
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